terça-feira, 24 de abril de 2012

Aventuras do dia-a-dia: No Pronto-Socorro!

Oi pessoal!




Hoje passei a tarde no P.S. (Pronto Socorro) e vou contar um pouco para vocês... Neste ano entrei na Liga de Emergências Clínicas, confesso que não é uma área que desejo seguir, mas sei que preciso saber na prática como agir com esses pacientes, afinal tem que ser rápida!!! Hoje foi meu segundo dia como ligante e gostei bastante. Estou na fase de OBSERVAR tudo, prefiro não fazer nenhum procedimento invasivo por enquanto... Dica: O P.S. é uma "escola", então quem tiver oportunidade de frequentá-lo, aprende bastante, sempre tem um médico ou residente que gosta de ensinar, então "quem tem boca vai a Roma".




No primeiro dia fui sozinha. Hoje fui com uma amiga ligante (ela também foi minha companheira na faculdade de farmácia) e achei mais proveitoso, pois além da companhia, nós discutimos os casos baseados em prontuários. Alguns casos interessantes: Um senhor que sofreu acidente ofídico (picada de cobra); Um menino de 6 anos, atropelado por moto, que apresentava algumas escoriações e fratuta de tíbia D (perna direita); Um senhor que foi resgatado pelo SAMU depois de fugir do P.S. (aconteceee...); Uma moça com dor súbita e intensa no hipogátrico há 20 minutos com blumberg + (semana que vem descubro o diagnóstico, sai antes de fechar o caso)...

Outro caso bem marcante: Rapaz de 18 anos, com cefaléia intensa há 5 dias, recentemente encaminhado da policlínica ao P.S, com anisocoria (olho D em midríase), rebaixamento da consciência e hipótese diagnóstica de Aneurisma cerebral e AVE (com 18 anos???).  No hemograma apresentou, leucocitose (leuc:24.000) e neutrofilía; Líquor (1ª amostra) turvo porém negativo para bactérias; Hemocultura + para N. meningitidis e Líquor (2ª amostra) + para N. Meningitidis. Diagnóstico atual: Meningite bacteriana e trombose de seio intracavernoso (complicação).

Acompanhamos um residente de cirurgica, que nos ensinou a fazer acesso venoso central (punção de v.subclávia). Os dois pacientes, no qual observamos a técnica, eram de UTI. Um estava sedado e o outro não. Dica: Quando você for aprender a puncionar, prefira paciente de UTI que esteja sedado, pois você ficará mais tranquilo (ou menos nervoso!). Além de saber a técnica, sempre devemos lembrar de olhar TAP e TTPa, que devem estar normais, se não, evite puncionar naquele momento, porque pode ocorrer mais complicações se houver contra-tempos durante o procedimento, como sangramento intenso.

Então, fica a dica, aproveitem para aprender no P.S. durante a faculdade, independente de participar de Liga de Emergência ou de Trauma, no mínimo você adquire mais experiência e autoconfiança. Boa sorte! Até mais :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...